Uma Viagem pelo Reino do Todo-Poderoso
Toda nossa arte é inspirada pelo grande autor da vida. É ele quem nos tem dado criatividade, sabedoria e habilidade para, através da arte, educar e conscientizar sobre como devemos agir com esta terra onde vivemos, de onde tiramos sustento. A natureza toda geme pedindo socorro, e o que estamos fazendo?
Será que estamos sendo justos com a criação? O rei Davi escreveu seu primeiro salmo dizendo que o justo é aquele que medita na lei do Todo Poderoso Senhor que criou o céu e a terra; este justo é como a árvore plantada junto à corrente de águas, as suas folhas nunca murcham, no devido tempo dá seu fruto e tudo o que ele faz será bem sucedido (confira na Bíblia sagrada, o Salmo1).
Estamos representando num espaço lúdico, várias propostas, experiências, alternativas, atividades referentes a três coisas essenciais para sobrevivermos: a água, a terra e o ar.
Qualquer um desses faltando ou estando contaminado, compromete a existência dos seres vivos. Nós, seres humanos, sofremos a longo prazo pois estamos em “vantagem” por sermos racionais. Vamos usufruindo, usando e abusando dos recursos, consumindo sem limites, nos valendo da inteligência que temos para escapar, aqui e ali, das enrascadas que provocamos. Já os outros seres vivos dependem do nosso cuidado e respeito com o meio em que eles vivem.
O homem recebeu a incumbência de cuidar do jardim (conforme Gênesis 2:15). Se ele não regar e limpar as plantas não crescerão e não darão frutos.
A Água:
Objeto confeccionado: Colar feito com gotas de chapa de raio-x; peixinhos de caixa longa vida; lacre de borracha de tampinhas de garrafa pet e anéis de latinha de refrigerante.
A água, nosso tesouro, nosso elixir de vida. Ela que faz brotar, reviver, limpar, refrescar. Ela merece um lugar de destaque. Veja o contraste de nosso Brasil com a África, por exemplo. Onde uma mãe caminha mais de 10 km com o filho para buscar água num poço; enquanto nós temos a torneira, logo ali, em três, quatro ou cinco pontos da nossa casa.
O colar, que lembra a água, representa receber sobre os ombros e o coração a fonte de água viva dos mistérios da maior fonte do saber: o mestre Jesus.
A Terra:
Objeto confeccionado: Capacete feito com caixa longa vida.
A terra, nosso chão, nosso alicerce, dela brota a vida regada pela água; dela brota a própria água; dela brotam os tesouros, o metal, o ouro; e o mais importante, dela brota o alimento. De que adiantará ter todo ouro da terra e não ter alimento para comprar? A solução esta no saber. Na sabedoria de como agir, cuidar e administrar a vida está nossa esperança e salvação. Por isso é preciso cuidar o que nossa mente absorve e obedece. O consumismo sem limites gera lixo que polui o ar, os rios e a terra. O que ensinamos para os nosso filhos? O que deixaremos para as gerações futuras?
Usar o capacete da salvação significa proteger a mente do que não é bom, é ser como o justo que medita na lei do grande Autor da vida. Toda vez que uma criança ver ou brincar com o capacete, ela lembrará do poder da sabedoria em sua mente. É uma arma pacífica contra o mal do século, ou seja, o consumismo e outros.
O Ar:
Objeto confeccionado: Pássaro feito com a técnica do origami.
O ar é tão ou mais importante que a água, é claro! Se pensarmos, podemos resistir até mais de um dia em um jejum de água, porém, sem ar, resistimos, no máximo dois minutos (pra quem tem um fôlego bom). Vejam que para ter um ar puro e saudável, precisamos das árvores que, por sua vez, precisam crescer em terra boa, e regadas por chuvas ou hidratadas por lençóis d’água que suas raízes procuram no fundo da terra. As árvores são o pulmão do planeta, são fonte de alimento, são abrigo para os animais e, também, para o homem. O ar não se pode ver nem pegar, mas, através do vôo dos pássaros,do balanço das folhas das árvores, do movimento das águas e dos nossos cabelos é que percebemos que ele está sempre ao nosso redor.
A árvore do conhecimento que gera frutos de sucesso; a água que nos revela a fonte do saber; a terra que firma raízes através da esperança... Estas revelações são levadas pelo vento a todo lugar, através do pássaro da paz.
Este pássaro da paz, representado por um origami (técnica japonesa de dobradura) tem uma história tocante, que é o clamor de uma pequena criança vítima da bomba de Hiroshima. Enquanto hospitalizada, ela fez aproximadamente mil pássaros destes, como pedido de paz aos poderosos e gananciosos deste século. Ela morreu antes de completar os mil pássaros, e sua mãe concluiu a tarefa e cumpriu o desejo da filha, distribuindo o símbolo da paz para as autoridades.
A Sala do Trono do Rei:
Cenário onde as crianças podem tirar fotos com a coroa e o manto do rei, sentado em seu trono, e acompanhadas do guerreiro, que veste uma armadura feita com caixa longa vida.
Conclusão:
Como adultos justos, precisamos exercitar, viver e plantar a paz no coração de nossas crianças. O futuro as aguarda, e o que elas encontrarão lá? Um entulho de resíduos? Uma bela floresta, jardins, riachos limpos e ar puro? Ou uma selva de pedras?
O que estamos fazendo hoje é só uma parte pequena, mas, se cada um fizer a sua parte, o resultado será bem maior.
Que o Todo Poderoso Deus os abençoe com muita sabedoria, criatividade, saúde e paz, para uma vida bem sucedida!
Olá,td bem?adorei o teu trabalho eu já gosto de reciclagem e amo tbm jesus então juntou td que amo!Parabéns Deus te abençoe muito e te dê muita sabedoria pra que possas cada vez mais levar o evangelho á outros e tbm reciclar que é muito importante,eu vendi muitas apostilas pela internet,mas agora decidi doar pq tem muitas pessoas precisando e o meio ambiente tbm,ah!meu esposo foi em tua residencia instalar tua internet e me trouxe o folder do teu blog e resolvi dar uma olhada,gostaria de ver teus trabalhos os meus vc pode dar uma olhada no face
ResponderExcluirhttp://www.facebook.com/Rosa.Gularte e se você estiver no face me add ,tenho um álbum no google olhe www.picasaweb.google.com/rosagrosa abraços...